Alexandre D’Angeli apresenta O Leitor no Sesc São José do Rio Preto

0
13
Alexandre D'Angeli apresenta O Leitor no Sesc São José do Rio Preto
Alexandre D'Angeli apresenta O Leitor no Sesc São José do Rio Preto

Ação do artista Alexandre D’Angeli integra programação do Sesc Rio Preto em diálogo com as ações do FIT – Festival Internacional de Teatro.  Acontece dia 11 de julho, terça-feira, das 18 às 20 horas, na Área de Convivência da unidade.

Em O LEITOR, Alexandre D’Angeli projetou uma mesa de 1m x 0,60 cm e em vez de um tampo há uma caixa vazada. Lá  são depositados cem quilos de areia preta. Nessa areia são enterrados livros e durante uma hora de ativação da performance, o artista enterra e desenterra os livros.   Lê trechos das obras a cada dois minutos marcados por um relógio de areia (ampulheta).

 

Saiba mais

8 livros de dramaturgos nacionais e internacionais são o ponto de partida de O LEITOR. 

É uma performance que apresenta a pesquisa artística de Alexandre D’Angeli acerca da presença do corpo na literatura oral.  Para isso o artista projetou uma mesa que ao invés de tampo possui uma caixa que comporta cem quilos de areia onde são enterrados os livros. O programa da ação propõe que os títulos um a um sejam desenterrados pelo performer e lidos trechos em voz alta por um período de dois minutos, tempo que é marcado por um relógio de areia (ampulheta). 

 

Busca por preciosidades

Para D’Angeli a performance aprofunda questões ligadas a sua pesquisa acerca das interações possíveis entre corpo e espaço. 

 De acordo com o artista, a ação também joga foco na origem da palavra.

“O livro é apenas um objeto e se torna algo somente quando descoberto, aberto e lido. Procurar os livros no meio de 100 quilos de areia, abrir uma página aleatoriamente e ler por apenas dois minutos é uma busca por pequenas preciosidades, um verdadeiro trabalho de arqueologia”, explica ele.

  

O LEITOR – 11 de julho, terça-feira, das 18 às 20 horas, na Área de Convivência do Sesc Rio Preto. Performance de Alexandre D’Angeli. Livre para todos os públicos. Capacidade – 100 pessoas. Duração – 120 minutos. GRÁTIS.

 SESC RIO PRETO – Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333, Chácara Municipal. Telefone – (17) 3216-9300. E-mail – email@riopreto.sescsp.org.br

COMPARTILHE
Artigo anteriorRiopreto Shopping recebe Festival de Orquídeas
Próximo artigoVisita traz Unimed First, Beleza e Cia, Plaza Avenida e Feijoada do Betão 2017
Malu
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here