Arraiá do Nhô acontece neste sábado na Vila Aurora

0
107
Arraiá do Nhô acontece neste sábado na Vila Aurora
Arraiá do Nhô acontece neste sábado na Vila Aurora

 

O Nhô Botequim realiza neste sábado, dia 17 de junho, a partir das 16h, o Arraiá do Nhô. A festança acontece na rua 19 de julho, em frente ao botequim.  Terá  uma decoração feita com bandeirolas ,  algumas brincadeiras e práticas típicas destas festas,  como correio elegante, cadeira do amor, barraca do beijo e quadrilha.

Para animar o Arraiá, também acontecem intervenções musicais de sanfoneiro com músicas típicas. No cardápio, a tradição será mantida com canjica, pamonha, brigadeiro com paçoca, bolo de milho cremoso, espetos, batatas rústicas, dadinho de tapioca, caldos, milho verde, lanches, cachorro quente, além das bebidas típicas desta época do ano: quentão e vinho quente.

A entrada é gratuita e não tem cobrança de cover.

 

A História das Festas Juninas

De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo.  Hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil . Aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas.

Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.

Atualmente, há uma grande valorização das festas juninas na região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, acontece o maior festejo do país, com queima de fogos, fogueira gigante, concurso de quadrilhas e diversas barracas típicas com jogos e comidas.

Fonte: Brasil Escola.

COMPARTILHE
Artigo anteriorCentro Paula Souza instala Fatec – Faculdade de Tecnologia, em Barretos
Próximo artigoShanghai Lilly é o romance de António Paixão, heterônimo do advogado riopretense Durval Noronha de Goyos Jr
Malu
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.