Empreendedor rio-pretense, Rogério Gabriel lança seu primeiro livro

0
52

Chega a  Rio Preto o lançamento do primeiro livro de Rogério Gabriel, fundador e CEO da MoveEdu, empresa nascida na cidade há 13 anos.  “Do Chão ao Topo” se debruça sobre a trajetória do empreendedor que hoje comanda a maior rede de escolas profissionalizantes do mundo. A editora  da obra é a  Portfolio-Penguin. 

A obra será lançada no dia 22/11 (quarta-feira), às 19h, na Livraria Leitura do Shopping Iguatemi.  O evento é  aberto ao público.

Além de apresentar detalhes sobre cada uma das decisões tomadas por Rogério Gabriel desde o início de sua vida acadêmica, o livro escrito por ele e pelo jornalista Joaquim Castanheira também traz histórias de erros, acertos e segredos sobre o mercado.

“Escrevemos um livro para impactar empreendedores, executivos e jovens que sonham montar sua própria empresa, ou seja, os apaixonados pelo mundo dos negócios”, comenta o empresário.

A história de Rogério Gabriel começou muito antes da MoveEdu. Aos 25 anos e recém-graduado no curso de Ciência da Matemática e Computação, decidiu abrir sua própria empresa – um varejo de tecnologia, chegando a estar entre a 100 maiores e melhores empresas do setor.

Entretanto, viu seu negócio ir ao chão e sofreu um prejuízo de R$ 10 milhões.

“Nosso produto virou commodity, mudou de canal e por falta de regras básicas de governança, perdi tudo que eu tinha”, comenta o empresário. “Conto detalhes nesse livro, inclusive de como fiz para me reerguer, para que o leitor não cometa os mesmos erros”, completa.

Na trajetória da volta por cima, nasceu a Prepara Cursos, primeira marca do Grupo Prepara.

“Nesse momento, passei a conduzir um negócio que poderia mudar vidas. Desde então, tenho perseguido um mesmo objetivo – levar ensino de qualidade para o maior número de pessoas e usar a educação para transformar o Brasil”, completa.

Pensando nisso, anos depois, o Grupo decidiu ampliar seu portfólio e criou duas novas marcas: Ensina Mais Turma da Mônica, rede de apoio escolar para alunos do Ensino Fundamental, e English Talk, escola de inglês para jovens e adultos. Em 2015, em mais um movimento ousado, Rogério trouxe ao Brasil a Pingu’s English, escola britânica de inglês para crianças de dois a dez anos.

Sempre com a veia empreendedora falando mais alto, neste ano, Rogério Gabriel adquiriu ainda as escolas Microlins, People e SOS, movimento que posicionou o grupo como MoveEdu e transformou o executivo em responsável pela maior rede de cursos profissionalizantes do mundo.

“No livro, damos detalhes da negociação, que nos fez dobrar de tamanho e alcançar um faturamento de R$ 600 milhões”, conta.

Em 2014, a trajetória de Rogério Gabriel já foi contada no livro “Vai que Dá!”, lançado pela Endeavor Brasil, que selecionou casos de dez grandes empreendedores de alto impacto no Brasil. Reafirmando o compromisso com o empreendedorismo no Brasil, 100% dos lucros da nova obra, “Do Chão ao Topo”, serão revertidos para a Endeavor.

 

 

COMPARTILHE
Artigo anteriorCidades da região de Rio Preto recebem apresentações do “Circuito Cultural Unimed”
Próximo artigoPraça Shopping recebe o Papai Noel no dia 18 de novembro
Malu
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.