Expo Rio Preto recebe Tabapuã, raça genuinamente brasileira, de três estados 

0
54
Expo Rio Preto recebe Tabapuã de três estados 

A Raça Tabapuã, através da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã – ABCT- participa da 55ª  Expo Rio Preto, que acontece até o dia 15/10.  O evento recebe animais da raça Tabapuã de três estados.  Além dos paulistas, exemplares de Minas Gerais e Rio de Janeiro também participam da mostra. 

 

 Entre eles estão dois Grandes Campeões: Urro FIV de Tabapuã (GTRT 4413), Fazenda Água Milagrosa e Ocidental FIV do Gregg (GREG 2583), Rodeio Gaúcho.  Os dois, irmãos por parte de pai, venceram o Grande Campeonato em Araruama, Rio de Janeiro, no dia 30 de setembro. 

 

Grupo Junqueira Rodas

O Grupo Junqueira Rodas, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro, está  na 55ª edição da Expo Rio Preto . O Grupo é detentor do berço da raça.

A espécie é genuinamente brasileira e originária da cidade homônima no interior de São Paulo. O Grupo selecionou 13 animais, sete fêmeas e seis machos, para o evento. Entre eles está o Urro FIV de Tabapuã, grande campeão em Dourados – MS, Araruama – RJ e em Sanclerlândia – GO

O gerente Pecuário do Grupo Junqueira Rodas, Paulo Camargo, explica que a raça destaca-se entre os zebuínos. Segundo pesquisas, as matrizes apresentam elevados índices de habilidade materna, a fêmea aos 18 ou 20 meses apresenta mais de 60% de fertilidade. A boa produção de leite faz com que os bezerros cheguem aos 200 kg na desmama, desempenho superior aos outros zebus.

A precocidade da raça faz com que o Tabapuã seja campeão de peso logo aos 205 dias e cultive a vantagem ao longo do desenvolvimento. O abatimento pode ser realizado aos 30 meses, enquanto o Nelore, por exemplo, somente a partir dos 40 meses.

Além disso, a raça é mansa e não perde peso em vacinações, transportes e pesagens.

“Outro ponto importante do Tabapuã é o carácter mocho. Ele consegue perpetuar as qualidades e descartar os defeitos nas gerações seguintes. As características tornam a raça mais vantajosa para o produtor”, explica Paulo.

 

Arnaldo Manuel vai conduzir julgamento da raça Tabapuã na Expo Rio Preto

O julgamento da raça, amanhã, 12/10, às 9h, será conduzido por um dos nomes mais importantes da pecuária brasileira, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ. 

 

Arnaldo Manuel aceitou de imediato o convite feito pela diretoria da Associação Brasileiro dos Criadores de Tabapuã – ABCT.

“É uma honra muito grande para os participantes da raça ter os animais avaliados por um dos nomes importantes da pecuária brasileira” , disse o presidente da ABCT, Júlio Laure.

Arnaldo Manuel, presidente da ABCZ, é médico veterinário.  Iniciou sua trajetória na entidade em 1978, como membro do Conselho Técnico da Raça Gir.

 

 

COMPARTILHE
Artigo anteriorAlberto Andaló recebe bolsões para motocicletas
Próximo artigoFesta de São Judas Tadeu começa hoje e tem resgate das delícias das “antigas quermesses”
Malu
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.