Riopreto Shopping recebe X Jornada Internacional de Mulheres Escritoras

0
45
Jornada Internacional de Mulheres Escritoras
Jornada Internacional de Mulheres Escritoras

Entre os dias 9 e 10 de agosto,  Rio Preto e Votuporanga recebem um grupo de convidadas ilustres.

Além das escritoras que participam da comemoração dos dez anos da X Jornada Internacional de Mulheres Escritoras, o evento tem como convidada  Adriana Carvalho. Ela é  representante da ONU-Mulher no Brasil, “líder para os princípios de empoderamento da Mulher” . Participa , também, a  empresária Sueli Noronha Kaiser, presidente do Grupo Cene.

A Jornada acontece no dia 9 de agosto, na Sala VIP do Rio Preto Shopping Center, com início às 10h. O  tema é o “Empoderamento de gênero e a livre expressão das diversidades na literatura”. Às 14h30,  haverá apresentação de livros e participações de escritoras, escritores, poetas, no lounge da Starbucks Café.

Isabel Ortega, criadora e organizadora das Jornadas, faz um balanço dos dez anos, a partir da constatação da participação de 136 escritoras, sendo 82 nacionais e 44 internacionais.

 “Um momento oportuno para refletir sobre a mulher na sociedade atual”.

A escritora e antropóloga, Nimenon Suzel Pinheiro participa da mesa moderando com a representante da ONU,  fala sobre “A soberania de mulheres Indígenas na América Latina”.

As escritoras internacionais, Pia Barros (Chile), Elene de Hoyos (Mexico), Maria Jesús Valdéz (Colombia), Araceli Otamendi (Argentina), Gloria Dávila (indígena do Perú), Ruth Pérez Izaguirre (México) Laura Hernández (México), Natália Guerrero (Espanha), Gabriella Aguillera (Chile), Gloria Dávila, (Perú), Anami Randa (Portugal) e as brasileiras, Eliane Potiguara (indígena Rio de Janeiro), Lêda Selma (Goiânia), Emeralda Ribeiro (São Paulo) Darlene Taukane (indígena do Maranhão), Raquel Naveira (Mato Grosso) Nilza Amaral (São Paulo), estarão via Redes Sociais fazendo comunicação por vídeo conferência.

As escritoras Cidinha D’Agostinho (Rio Preto), Maria Zavanella (Rio Preto), Magna Fontenelle (Minas Gerais). Edilene Gasparini e Claudia Nigro  atum como moderadoras do evento.

A Jornada faz “homenagem à escritora brasileira Lygia Fagundes Telles”, presidente de honra do evento, indicada ao Prêmio Nobel de Literatura (2016).

Na cidade de Votuporanga, a programação será a mesma, com a coordenação da Secretaria de Cultura da cidade.  Conta com a presença da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Renata C. da Silva R. Martins, Secretária de Cultura, Sílvia B. Cuenca Stipp, autoridades e de escritoras locais.

Espera-se um público diversificado, composto por universitárias, empresárias, comerciárias e profissionais liberais da cidade e região, mulheres e homens que se identifiquem com a leitura e o ato de escrever.

A entrada é gratuita.

 

COMPARTILHE
Artigo anteriorZoológico de Rio Preto recebe filhote de suçuarana resgatado em Poloni
Próximo artigoEvento no Riopreto Shopping aborda as curiosidades da cultura cervejeira
Malu
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.