Rio Preto tem Escolas de Samba, blocos carnavalescos, ala show e corte real,público esperado é de 10 mil pessoas

0
58
Império 2013
Império 2013

Tudo pronto para o Carnaval de Rua Oficial 2018 de Rio Preto. O desfile é  neste domingo, 11 de fevereiro, às 20h.  O sambódromo foi montado na área que abrange o trecho da Avenida Duque de Caxias que margeia o lago 1 da Represa Municipal e o Complexo de Educação e Cultura da Swift até o Teatro Paulo Moura.

Com o tema “Vem Pra Folia”, o Carnaval tem como ponto alto o desfile das Escolas de Samba, Ala Shows e Blocos Carnavalescos, além da presença da Corte Real (Rei Momo, Rainha e Princesa).

Para a realização do desfile, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma estrutura com arquibancadas, sistema de som e iluminação, camarote para autoridades, apoteose, além de uma pista de desfile de 180 metros.

Com todos os elementos de um sambódromo, o espaço está preparado para receber o público de até 10 mil pessoas. As arquibancadas têm lugar para até cinco mil pessoas sentadas, outras mil pessoas são esperadas para desfilar, além de um público de cerca de quatro mil no entorno.

O estacionamento da Swift receberá uma praça de alimentação durante o desfile.

Escolas, alas e blocos

O desfile conta com a participação das Escolas de Samba Império do Sol, Unidos da Boa Vista e Imperatriz Rio-pretense; das Alas Show Acadêmicos de Rio Preto e Gaviões do Samba, dos blocos Samba Cedrus, Saci, Obará Bloco Afro e Vasco, além do Rei Momo, Thyago Rodrigo dos Santos; a Rainha, Luana Dias David e da Princesa, Ellen Norma Souza. O desfile será encerrado pelo Bloco Vassoura Mágica, da equipe de limpeza.

Trânsito e interdições

Durante o Carnaval, haverá interdições para trânsito na alça de acesso do viaduto Luiz de Abreu Sodré (Avenida Alberto Andaló) sentido Centro-Represa e também na alça de acesso que liga o final da avenida Philadelpho Gouveia Netto com o início da Avenida Duque de Caixas, também sentido único Centro-Represa (e que passa por baixo do viaduto Luiz de Abreu Sodré), a partir do prédio da Biblioteca Municipal até o Teatro Paulo Moura no Complexo de Educação e Cultura Swift. Essa será a área que abrigará o sambódromo montado especialmente para o evento, bem como área de dispersão e concentração das escolas de samba, alas show e blocos e acesso à praça de alimentação.

Essa área entre o viaduto Luiz Abreu Sodré e o Complexo da Swift terá interdição total da avenida Duque de Caxias desde os acessos da avenida Alberto Andaló e Philadelpho Gouvea Netto, nos dias 10 e 11.A interdição começará às 8h do dia 10 e será mantida até a dispersão total do desfile prevista para 1h do dia 12.

Na alça da avenida Duque de Caxias paralela ao viaduto que dá acessoa à avenida Murchid Homsi, haverá interdição parcial (meia pista) da Avenida Duque de Caxias na altura do acesso ao Teatro Paulo Moura no dia 11.

Haverá também interdição parcial (meia pista) da avenida Duque de Caxias em toda extensão do complexo Swift de Educação e Cultura nos dias 9 e 12 de fevereiro para montagem e desmontagem das arquibancadas e demais estruturas para o desfile.

Ônibus extra

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança informa que as empresas integrantes do consórcio Riopretrans – responsável pelo transporte coletivo de Rio Preto – foram orientadas a disponibilizar ônibus para garantir o retorno dos usuários para seus locais de origem após o desfile de Carnaval, previsto para terminar a 0h de segunda, dia 12. As partidas ocorrerão entre a 0h00 e a 0h50 do dia 12 de fevereiro. Aquelas linhas que apresentarem demanda acima da capacidade dos ônibus terão ônibus extras.

Estrutura e seguranças

O evento contará com toda a infraestrutura e segurança para o público, com presença da Guarda Civil Municipal, Samu, Polícia Militar, brigadistas e seguranças particulares. A segurança será feita por 104 homens, sendo 40 da Guarda Civil Municipal (GCM), 24 da Polícia Militar (PM), 30 seguranças particulares contratados e mais 10 brigadistas particulares contratados. A GCM e PM também farão ronda com veículos motorizados por toda a área, inclusive com um ônibus com câmeras da GCM. Alguns homens da GCM também percorrerão toda a área a pé e haverá reforço de policiamento no terminal urbano e rodoviário.

A infraestrutura de higiene conta com sanitários químicos masculinos, femininos e com acessibilidade e o socorro do Samu estará no local, além da presença do Corpo de Bombeiros.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura apoia manifestações populares, dentre elas os blocos carnavalescos, que como em outros centros, têm mostrado uma tendência de crescimento a cada Carnaval. Os blocos carnavalescos de Rio Preto também terão uma programação independente.

 

 

PROGRAMAÇÃO DO DESFILE DE CARNAVAL OFICIAL 2018 

11/02/2018

Data: 11/02/2018 (Domingo)

Hora: 20h

Local: Avenida Duque de Caxias, em frente à Swift (Represa Municipal)

20h ESQUENTA

-ALA SHOW GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DE RIO PRETO

– BLOCO SAMBA CEDRUS

Tema: Unidos de Todos os Blocos

– ALA SHOW GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA ASSISTÊNCIA SOCIAL GAVIÕES DO SAMBA

20h20 DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA E BLOCOS CARNAVALESCOS SELECIONADOS

 

ORDEM DO DESFILE

 

– CORTE REAL, COM A PARTICIPAÇÃO DO BLOCO SAMBA CEDRUS

Rei Momo: Thyago Rodrigo dos Santos

Rainha: Luana Dias David

Princesa: Elen Norma Souza

 

– GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DO SOL

Enredo: Sol – O Astro Rei da Alegria

 

– BLOCO DO SACI

Tema: Pulando o Preconceito

 

– GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DA BOA VISTA

Enredo: O Último Flash

 

– OBARÁ BLOCO AFRO

Tema: Beleza Negra, Revolução Preta

 

– GRÊMIO RECREATIVO CULTURAL ESCOLA DE SAMBA IMPERATRIZ RIOPRETENSE

Enredo: A História das Máscaras

 

– BLOCO DO VASCO

Tema: Mulheres em Movimento

23h30 BOTA FORA

 

– BLOCO VASSOURA MÁGICA

Garis da empresa que realiza a limpeza urbana da cidade (Constroeste)

 

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DOS BLOCOS

-AURORA – O BLOCO – Como é gostoso gostar de alguém.

9/2/18, sexta-feira, 19h

Cortejo – Saída da Rua 9 de julho – Santa Cruz

10/2/18, sábado, 14h às 16h

Marchinhas de Carnaval – Lar dos Idosos de Engenheiro Schmitt

 

-BLOCO DO SACI – Pulando o Preconceito

10/2/18, sábado, 13h

Cortejo – Saída do Mercado Municipal

11/2/2018, domingo, 20h

Desfile Oficial -Av. Duque de Caxias em frente à Swift

 

-BLOCO OCUPA – AÇÃO – Diversidade e Miscigenação

12/2/18, segunda-feira – 17h às 20h

Show de Grupos e Marchinhas de Carnaval – Projeto Viver Bem, Rua Projetada, s/n, Bairro Lealdade e Amizade

11/2/2018, domingo, 20h

Desfile Oficial – Av. Duque de Caxias, em frente à Swift

 

-BLOCO DO VASCO – Mulheres em Movimento

11/2/2018, domingo, 17h

Cortejo – Saída do Centro Cultural Vasco – Rua São João, 1840 – Bairro Boa Vista

11/2/2018, domingo, 20h

Desfile Oficial – Av. Duque de Caxias, em frente à Swift

12/2/2018, segunda, 16h às 22h30

Bloco do Vasco – Show de samba – Centro Cultural Vasco – Rua São João, 1840 – Bairro Boa Vista

 

-OBARÁ BLOCO AFRO – Beleza Negra, Revolução Preta

11/2/2018, domingo, 20h

Desfile Oficial -Av. Duque de Caxias em frente à Swift

 

-BLOCO SAMBA CEDRUS – Unidos de Todos os Blocos

11/2/2018, domingo – 20h

Desfile Oficial – Av. Duque de Caxias, em frente à Swift

 

 

 

Artigo anteriorInfluencer digital de Mirassol, Priscila Canhoto, é Musa Destaque na X-9 Paulistana
Próximo artigoVisita traz Pré-carnaval da Agerip e novidades na Levare Transportes
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.