RIOPRETO SHOPPING RECEBE BOOMRIOPRETODESIGN

0
34

Fórum internacional de arquitetura, design e arte traz exposições e palestras de profissionais conceituados

O BOOMRIOPRETODESIGN, idealizado por Beto Cocenza, chega no Riopreto Shopping neste mês de junho com novidades em arquitetura, design e arte. O evento foilançado com a exposição “Balanço BOOMSPDESIGN” com modelos criados por designers brasileiros que compõem um projeto de instalação criado em parceria com  o Museu da Casa Brasileira (MCB) e o BOOMSPDESIGN, que na edição de Rio Preto conta  com o apoio  dos Refrigerantes Poty.

boomdesign2

Nesta versão da exposição, instalada de 13 a 30 de junho na Praça 1 de Eventos do Riopreto Shopping, o público pode conferir balanços criados por nomes como: Pax Arq; Sergio Matos; Carol Gay, Zanini de Zanine, Alander Espécie, Renata Moura, Paulo Alves, Marcenaria Baraúna, Tridesign e Rodrigo Ohtake.  “Esta exposição é incrível e surpreende visitantes de todas as idades por ser lúdica. Ainda mais aqui no interior, onde é comum ver balanços em árvores de sítios e chácaras ou em casas espaçosas com quintais”, explica Cocenza.

 

RUY OHTAKE

Ruy Ohtake, um dos grandes nomes da arquitetura e do design brasileiro, é o grande destaque desta edição do BOOMRIOPRETODESIGN. Ele falará sobre sua trajetória profissional de duas formas: por meio de uma palestra no dia 30 de junho, no Cine Multiplex; e através de uma exposição com criações com adesivo de piso, poltronas Duas Voltas, desenhos originais, Ventilador Gerbar, Mini Estante Caesartone, Banco Pião, fotos clicadas pelo fotógrafo americano Paul Clemence e um vídeo Poltrona Ruy.

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – USP, em 1960, Ruy Ohtake considera a arquitetura como obra construída, porque acredita que a responsabilidade do arquiteto inicia-se desde o projeto, a construção, a presença no espaço da cidade e a sua utilização pelos usuários. Portanto, a arquitetura é obra perene, que a história revelará a sua permanência, sua importância. Para ele, a arquitetura deve emocionar, empolgar, surpreender e estar atenta às inovações tecnológicas e à contemporaneidade. Forma, materiais e cores são os instrumentos de sua expressão arquitetônica.

 

JADER ALMEIDA

Jader Almeida, nome forte no designer brasileiro, é mais uma atração confirmada para as palestras do BOOMRIOPRETODESIGN deste ano.Jader Almeida nasceu em 1981 no estado de Santa Catarina. Aos 16 anos teve o primeiro contato com a indústria de mobiliário, iniciando seu envolvimento em todo o processo produtivo. Trabalhou para a empresa LinBrasil, editora da coleção de móveis assinados por conceituados arquitetos e designers. Desde 2004, desenvolve produtos exclusivos para indústrias, tendo como principal parceira a marca SOLLOS de Santa Catarina. Em 2013, passa a integrar a equipe de designers da marca alemã ClassiCon. Formado em arquitetura, com peças premiadas nos principais concursos nacionais e internacionais de design, conquista cada vez maior destaque e segue aprimorando seu trabalho com a participação em feiras, exposições, visitas técnicas e cursos em diversos países. “Busco a racionalidade, a geometria simples, em formas puras com estética atemporal. Busco criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas com o olhar para a frente, pensando que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanhã”, diz.

GILBERTO ELKIS

Reconhecido no Brasil e em diversos países da Europa, África e Américas do Norte e do Sul, Gilberto Elkis é um dos paisagistas mais respeitados e requisitados da atualidade. Em 25 anos de profissão, de sua prancheta já saíram mais de mil projetos para residências, hotéis e condomínios. Eleito, em 2004, pela revista inglesa Wallpaper como o autor da “Melhor Piscina do Mundo” com seu projeto para o Hotel Unique, em SP, Gilberto Elkis busca sempre desenvolver projetos que despertam os cinco sentidos. “Eu gosto de surpreender e despertar nas pessoas as mais bonitas e importantes memórias afetivas que elas possam ter. Paisagismo é sensibilidade, é sentimento, é emoção”, afirma Elkis.

Ao pensar na harmonia entre o espaço a ser projetado e o desejo de seu cliente, Gilberto Elkis imprime sempre sua marca – a versatilidade. Em seus projetos é possível identificar a busca pela liberdade natural do jardim onde as plantas adquirem volumes e formas diversas espontaneamente, ao mesmo tempo em que também se percebe a simetria e as características geométricas que o grande paisagista do barroco francês, Andre Le Nôtre utilizou nos jardins de Vaux-le-Vicomte e do Palácio de Versalhes.

O conhecimento técnico de desenho, botânica e agronomia se complementa a uma de suas qualidades mais aguçadas: a capacidade ímpar de observação. Cada projeto é um estudo das condições do local, do gosto particular de quem o contrata e, uma vez definido o rumo a ser seguido, a preocupação com os detalhes na execução e manutenção do espaço é uma das grandes preocupações do profissional.

Um elemento-chave em seu trabalho é, sem dúvida, a água que purifica, limpa, dá tranquilidade e frescor. Gilberto Elkis acredita que hoje o paisagismo é uma necessidade do homem contemporâneo, uma vez que todo grande projeto tem um pensamento, um conceito paisagístico por trás que vai defini-lo. A natureza é, sem dúvida, um antídoto para o stress da cidade grande.

 

As credenciais para as palestras do BOOMRIOPRETODESIGN podem ser adquiridas pelo site ou no balcão de atendimento montado na Praça 1 de Eventos no horário de funcionamento do Riopreto Shopping, segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h.

 

Profissionais: R$ 150

Estudantes: R$ 75

 

COMPARTILHE
Artigo anteriorBalcão de empregos oferece 58 vagas
Próximo artigoLarissa Manoela faz show em Rio Preto
Malu
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.